Reciclagem de Óleo Vegetal

Contribuir em promover a consciência ambiental em todos os setores envolvidos, desde os seus idealizadores, até aqueles que, de alguma maneira possam contribuir, doando o óleo de cozinha usado em frituras, para que este tenha uma destinação, ecologicamente, correta. E este óleo é um elemento presente na maioria dos lares e no comércio de alimentos de nossas cidades. Nossa maior ferramenta para o sucesso deste projeto é a conscientização. 
 Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 1 milhão de litros de água. Se acabar no solo pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchente e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa. O óleo de cozinha utilizado em frituras, pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida

A Cáritas tem por objetivo estatutário a preservação do meio ambiente e em parceria com as comunidades das 60 paroquiais da Diocese de Nova Friburgo condomínios e comércio de alimentação. Para evitar que o óleo coletado seja lançado nas redes de esgoto; as cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para a sua reciclagem.

As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, produtos de limpeza, ração para animais e até biodiesel. 

proj_oleo
logo_caritas_h
Caritas Diocesana de Nova Friburgo
A Cáritas Diocesana de Nova Friburgo foi fundada em 10 de Julho de 1960. É um organismo da Diocese, braço assistencial e filantrópico da Igreja Católica no mundo, encarregado de exercer a caridade em nome da Igreja.
Endereço
R. Pergentino José Saippa, 4 Duas Pedras | Nova Friburgo CEP: 28630-210
Fone
(22) 2521.1203
E-mail
caritasdiocesenf@gmail.com contato@caritasnf.com.br
Rolar para o topo