Áreas de Atuação

60-anos-1

As áreas de atuação representam a diversidade de atividades que a Cáritas Brasileira realiza no país em distintos níveis e em toda a Rede. São cinco áreas prioritárias: Economia Popular Solidária (EPS), Convivência com Biomas, Programa de Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) e Migração e Refúgio.

Convivência c/ Biomas

A área de Convivência com Biomas busca valorizar e preservar a vida assim como fortalecer as lutas com posicionamentos em defesa dos povos e das comunidades tradicionais. Se insere tanto no contexto global de valorização e preservação da vida como na ...

Economia Solidária

A Economia Popular Solidária (EPS) é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentado na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras. É uma importante articulação que integra campo, floresta e cidade na construção alternativa de processos.

Formação

A Formação é uma importante ferramenta no processo organizativo da Cáritas Brasileira. É por meio dos processos formativos que a Rede Cáritas fortalece valores e princípios que norteiam as ações da instituição, em vista da transformação social e da pastoralidade transformadora.

Gestão de Resíduos com ênfase em catadores

A Cáritas busca valorizar catadores e catadoras de materiais recicláveis, contribuindo para a superação da pobreza e da exclusão deste segmento da população.

Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências

A Cáritas Brasileira promove ações de solidariedade nacionais e internacionais para o atendimento à comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidade. Bem como, no trabalho para construção

Migração, refúgio e apátridas

A intensificação dos fluxos migratórios gerou o aumento de demandas por serviços e políticas de acolhida e garantia de direitos. A Cáritas atua para acolher, integrar, proteger e promover migrantes e refugiados.

Mulheres e equidade de gênero

Há quase duas décadas, a Caritas Brasileira em sintonia com a Rede Cáritas Internacional, incluiu a transversalidade de gênero, seja na dinâmica de organização da instituição, seja no desenvolvimento das suas ações, em vista do fortalecimento da equidade de gênero entre mulheres e homens.

Mundo Urbano

A Cáritas Brasileira atua junto aos movimentos sociais pelo direito à cidade, na tarefa de contribuir com a mobilização popular, propor reflexões e intervenções sobre o direito de habitar, usar e participar da produção de cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis.

PROGRAMA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDES

O Programa Infância, Adolescência e Juventude (Piaj) atua no campo da proteção social e defesa de direitos da infância, adolescência e juventude. A Cáritas acompanha projetos, programas e outras iniciativas territoriais que possibilitem a participação desses sujeitos em espaços de mobilização.

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

A Cáritas Brasileira atua junto e contribui com o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais, grupos culturalmente diferenciados que constituem aproximadamente cinco milhões de brasileiros.

Segurança Alimentar e Nutricional

A Cáritas assessora grupos e comunidades de camponeses e camponesas na formação de hábitos alimentares saudáveis, no cultivo de hortas medicinais e plantios agroecológicos.

Voluntariado

A ação voluntária é dirigida para o engajamento da sociedade civil na efetivação dos referenciais institucionais da Rede Cáritas e da Pastoral Social da Igreja, junto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
logo_caritas_h
Caritas Diocesana de Nova Friburgo
A Cáritas Diocesana de Nova Friburgo foi fundada em 10 de Julho de 1960. É um organismo da Diocese, braço assistencial e filantrópico da Igreja Católica no mundo, encarregado de exercer a caridade em nome da Igreja.
R. Pergentino José Saippa, 4 Duas Pedras | Nova Friburgo CEP: 28630-210
Fone