Corpus Christi

FÉ – ADORAÇÃO-COMPROMISSO

Celebrar a Eucaristia e partilhar o corpo e o sangue do Senhor é comprometer-se em partilhar o que se tem e, sem dúvida, partilhar a própria vida como fez Jesus e continua fazendo na Eucaristia.

A Solenidade de Corpus Christi é uma festa religiosa instituída pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus, de 11 de agosto de 1264, sendo uma oportunidade para a prática da solidariedade. Neste dia, os fiéis têm costume de fazer doações, depois revertidas para ás obras sociais mantidas pela Igreja.

ORIGEM DOS TAPETES EM NOVA FRIBURGO

Nova Friburgo foi a primeira cidade no Estado do Rio de Janeiro e uma das pioneiras no Brasil a confeccionar tapetes nesta data. Há mais de 100 anos, os Padres do Colégio Anchieta, seguindo uma tradição jesuíta, passaram a confeccionar tapetes no campo de futebol do colégio.  A partir de 1969, iniciou-se uma procissão que saia do Colégio Anchieta em direção a Catedral, cujos moradores passaram a confeccionar tapetes no trajeto da rua General Osório e Praça do Suspiro. Em 1974 a procissão foi transferida para a Paróquia São Bento em direção a Catedral, num ritual de fé e alegria, na Avenida Alberto Braune, trajeto que permanece até os dias de hoje e os tapetes são confeccionados pelas comunidades, colégios, movimentos, serviços, associações e instituições religiosas, civis e militares.

NOVA FRIBURGO CELEBRA CORPUS CHRISTI

Em Nova Friburgo a celebração será no dia 3 de junho, quinta-feira, sem a tradicional confecção dos tapetes de sal na Avenida Alberto Braune. O bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci vai presidir a Santa Missa solene às 15h na Paróquia São Bento Abade no bairro Ypú e em seguida percorrerá transladando o Santíssimo Sacramento em carro aberto, até a Catedral São João Batista com paradas em frente à Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e na Praça Dermeval para bênçãos às autoridades municipais e à população friburguense. Durante a passagem os fiéis poderão doar medicamentos e alimentos que serão repassados ao Hospital Municipal Raul Sertã.

A solenidade de Corpus Christi  vai mobilizar as comunidades católicas de 60 paróquias que integram a Diocese de Nova Friburgo com atos de solidariedade que tem como tema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.