Cáritas 60 anos

60 ANOS DE PROMOÇÃO SOCIAL

O aniversário de 60 anos da Cáritas, no dia 10 de julho de 2020, é um marco de grande relevância, considerando que nestas seis décadas de história, a entidade esteve profundamente ligada na promoção humana, transformando em ações: programas, projetos e serviços para promover a dignidade humana de seus irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade, famílias pobres e excluídos da sociedade.

A Cáritas é um organismo da Pastoral Social de âmbito diocesano, de caráter beneficente e filantrópico, de fins não econômicos e tem como objetivos:

• Promover articulações de assistência social, cultural, educação de base, promoção da solidariedade a famílias carentes e em especial: crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas que se encontrem na condição de moradores de rua e em situações de risco, nas áreas rural e urbana, para que vigorem a justiça social, a fraternidade humana e a caridade cristã;
  • Atuar na prevenção, no socorro imediato e na reabilitação de grupos sociais e comunidades em situações de emergência natural e social;
  • Realizar ações solidárias de geração de trabalho e renda e de preservação do meio ambiente;
  • Investigar, estudar, analisar e desenvolver estratégias de combate à miséria e à pobreza;
  • Formar e capacitar agentes para ação social e o exercício da cidadania;
  • Defender e promover os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana;

A Cáritas é uma das l70 entidades-membro da rede nacional filiada á Cáritas Brasileira com sede em Brasília  que por sua vez está vinculada à Caritas Internacionalis, uma confederação de 162 organizações católicas de assistência, desenvolvimento e serviço social presente em mais de 200 países e território com sede em Roma, trabalhando na construção de um mundo melhor para os pobres e oprimidos.

PROJETOS e CAMPANHAS: Trabalho e Renda (Balcão de Empregos) / Bazar Beneficente / Reciclagem de Óleo / Campanha da Fraternidade Campanha Somos Solidários / Campanha do Cobertor e agasalhos.

TRAGÉDIAS CLIMÁTICAS Nestes 60 anos, a Caritas promoveu diversas ações emergenciais a vítimas de tragédias climáticas ocorridas nas cidades da região norte, noroeste e litoral do Estado do Rio de Janeiro, cidades da mata mineira de Minas Gerais e Xerém na Baixada Fluminense. As ações foram desenvolvidas e planejadas para construção e recuperação de moradias, SOS para campanhas de alimentos, água, roupas e calçados, roupas de cama, mesa e banho, material de limpeza e higiene, compra de móveis e eletrodomésticos básicos e apoio aos Pontos de Apoio para desalojados e desabrigados. Nestas ações, tivemos muitos voluntários, benfeitores e principalmente da comunidade que sempre se mobiliza quando é convocada a ajudar.

CONVITE

"A Cáritas Diocesana de Nova Friburgo, convida a todos para acompanhar  e participar da transmissão da Missa  pelos  60 anos de sua criação em Nova Friburgo. 10 de julho de 2020  -  19h - Facebook Paróquia São Bento"